segunda-feira, 22 de outubro de 2018

62- Níveis de Organização dos Seres Vivos

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS

A maioria dos organismos pluricelulares é formada por grupos especializados de células os . As células formam os diferentes tecidos. Os tecidos  se agrupam e formam os  órgãos. Os órgãos integrados formam os  sistemas que  reunidos formam um organismo.


A ecologia preocupa-se com as relações que ocorrem em formas de organização que vão além do organismo. Que são as : populações, comunidades e ecossitesmas.

As populações são formadas quando vários indivíduos da mesma espécie passam a viver em uma mesma área e mantêm relações entre si. É o caso da população humana de uma cidade ou da população de esquilos de uma floresta ou da população de sapos de uma lagoa.


Populações que habitam a mesma área mantêm entre si várias relações e formam um novo nível de organização, chamado de comunidade, biocenose, biota ou comunidade biótica.

A ecologia estuda também as relações entre os seres vivos e o meio físico (ar, luz, temperatura, umidade, tipo de solo, etc). Esses fatores físicos e químicos do ambiente que interagem com os seres vivos. Esses fatores físico, em ecologia são chamados FATORES ABIÓTICOS.

Os Seres vivos, em ecologia são chamados de FATORES BIÓTICOS.

A reunião dos fatores abióticos com os fatores bióticos forma um SISTEMA ECOLÓGIA ou ECOSSISTEMA.


Por exemplo, Uma flor com sua vegetação, seus animais, seu tipo de solo e seu clima característico, é um ecossistema, assim como um lago, um oceano, um tronco de árvore e um simples aquário.

O conjunto de florestas, campos, desertos e de outros grandes ecossistemas forma a BIOSFERA.


Então BIOSFERA é o conjunto de regiões do planeta em condições de sustentar a vida de modo permanente. Ela estende-se de cerca de 8 Km acima da superfície da Terra (do topo de altas montanhas) até cerca de 8 Km abaixo da superfície dos oceanos.

BIÓTOPO – é o local onde vive a comunidade.

Importante:

PRESERVAR – é não mexer no ambiente. Geralmente as unidades de preservação são locais onde as espécies com risco de extinção ou em extinção são mantidas.



CONSERVAÇÃO – pode-se mexer com consciência, de maneira sustentável (por exemplo, retirou uma planta, repõe duas. Utiliza água com consciência, etc.).