sábado, 2 de janeiro de 2016

Texto 2- Origem do universo



Origem do universo.


A Origem do Universo é apenas explicada com Teorias. A Teoria do Big Bang é a teoria científica, estudada e aceita no meio científico atualmente. 
 
Vejamos o que explica a Teoria do Big Bang:

Com o auxílio de um telescópio podemos observar as galáxias
As galáxias são  sistemas estelares, análogos ao sistema solar, com bilhões de estrelas.

Essas estrelas  estão se afastando umas das outras. Isto significa que o Universo está se expandindo, como um balão que se enche de ar.
Se as galáxias estão se afastando umas das outras, significa que no passado elas se encontravam mais próximas. 

Mas o que isso tem a ver com a Origem do Universo?

Segundo os cientistas, se regredirmos bastante no tempo podemos  imaginar um momento em que toda a matéria do Universo estava compactada em uma imensa bola, sob enorme pressão e temperatura.

Essa altíssima compressão da matéria do Universo poderia ter provocado o contato de partículas nucleares e desencadeado uma grande explosão, arremessando com grande velocidade a matéria pelo espaço.
Essa ideia de uma “ explosão cósmica” que teria marcado o início do Universo é chamada - TEORIA DO BIG BANG.

Conhecendo a velocidade de afastamento das galáxias e sua distância relativa, podemos calcular o momento da grande explosão. 

Os cálculos indicam que isso pode ter acontecido há cerca de 15 bilhões de anos!

Estudos mostram que a Terra foi formada a partir da aglomeração de poeira, rocha e gases que giravam ao redor do Sol em formação. Esta aglomeração gerou tanta pressão e calor que o material rochosa se fundiu, originando uma esfera incandescente, a Terra, que começou lentamente a esfriar devido a irradiação do calor para o espaço e durante mais ou menos 700 milhões de anos, a Terra foi bombardeada por corpos rochosos vindos do espaço. Acredita-se que esses corpos (cometas ou asteróides) tenham trazido a maior parte da água presente hoje na Terra.

Quando a Terra já tinha cerca de 1 milhão de idade sua superfície já havia esfriado bastante para permitir a existência de uma crosta sólida.
Durante todo este período havia muita chuva, e a agua foi se acumulando em depressões da crosta terrestre, dando início ao processo de formação dos oceanos.