quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Texto 13- Questões sobre Origem da vida



1. (UEMA)A teoria proposta pelo cientista russo Aleksandr Oparin assegura que a vida na Terra surgiu a partir da associação entre os gases NH3, CH4, H2 e o vapor de H2O. De acordo com essa teoria os primeiros seres vivos eram:

a) Autótrofos e fermentativos.


b) Heterótrofos e aeróbicos.


c) Autótrofos e anaeróbicos.


d) Autótrofos e fotossintetizantes.


e) Heterótrofos e fermentativos.



2. (UEMS) A origem da vida no planeta foi possível devido a uma série de eventos que se sucederam. Em relação a esse fato analise as proposições:


I. Aumento gradativo da concentração de oxigênio na atmosfera.


II. Aparecimento de organismo quimiossintetisante fermentador.


III. Surgimento de organismo capaz de utilizar a energia luminosa.


A ordem considerada aceita em que os eventos acima aconteceram, está contida na alternativa:


a) I, II, III.


b) II, I, III.


c) III, II, I.


d) III, I, II.


e) II, III, I.



3. (UNIRIO) Em 1936, Alexander Oparin propôs uma nova explicação para a origem da vida. Sua hipótese se resume nos passos descritos no esquema abaixo.










Pela teoria de Oparin, os primeiros seres surgidos na Terra teriam sido


a) Heterótrofos e aeróbios.


b) Heterótrofos e anaeróbios.


c) Autótrofos e anaeróbios.


d) Autótrofos e aeróbios.


e) Autótrofos e heterótrofos.

4.. (UFC) A definição de vida é motivo de muitos debates. Segundo a Biologia, o início da vida na Terra deu-se com:

a) O big bang, que deu origem ao universo e consequentemente à vida.


b) O aumento dos níveis de O2 atmosférico, que permitiu a proliferação dos seres aeróbios.


c) O surgimento dos coacervados, os quais, em soluções aquosas, são capazes de criar uma membrana, isolando a matéria orgânica do meio externo.


d) O surgimento de uma bicamada fosfolipídica, que envolveu moléculas com capacidade de autoduplicação e metabolismo.


e) O resfriamento da atmosfera, que propiciou uma condição favorável para a origem de moléculas precursoras de vida.


05. (UECE) Analise as afirmações a seguir sobre a origem da vida na Terra.


I. O início do período holoceno é o marco inicial para o surgimento da vida na Terra.


II. Stanley Miller, em 1953, teve o mérito de demonstrar que moléculas orgânicas poderiam ter se formado nas condições da Terra primitiva.


III. A teoria da “Panspermia”, sobre a origem da vida, afirma que a vida se originou no fundo do mar, longe de uma fonte fornecedora de fotossintato, e aproveitando a energia geotérmica emanada por chaminés submarinas.


Sobre as afirmações anteriores, assinale o correto.


a) Apenas a I é verdadeira.


b) Apenas a II é verdadeira.


c) Apenas a III é verdadeira.


d) São verdadeiras a I, a II e a III.



6. (UECE) A vida, provavelmente, se originou a partir de formas simples, de natureza procarionte. Das estruturas a seguir nomeadas, aquela que, embora esteja presente em formas eucariontes, já não era mais novidade evolutiva, pois também estaria presente nos seres mais primitivos, é o (a):


a) Cloroplasto.


b) Mitocôndria.


c) Membrana plasmática.


d) Carioteca.


7. (CEFET-PI) Qual das proposições abaixo contém informações corretas sobre a origem da vida no planeta:


a) A queda da teoria da abiogênese só foi possível graças aos experimentos de Leeuwenhoek em meados do séc. XVII, com o microscópio.


b) Francesco Redi, em meados do século XVIII formulou o conceito da “força vital”, através de experimentos com cadáveres de animais acondicionados em frascos abertos e outros vedados com gaze.


c) Lazzaro Spallanzani, grande defensor da teoria da abiogênese, ficou conhecido por seus experimentos com “caldos nutritivos” submetidos a várias fervuras, que deram origem a vários tipos de microrganismos.


d) John Needham em 1745 refez os experimentos de Spallanzani e concluiu que a presença de microrganismos nos frascos contendo o “caldo nutritivo”, devia-se ao tempo de fervura e ao tipo de vedação utilizada.


e) Louis Pasteur em 1862, utilizando frascos do tipo “pescoço de cisne”, cujo formato impedia o contato da poeira com o interior do mesmo, ferveu caldo de carne e conseguiu conservá-lo estéril, mesmo com a entrada de ar (condição indispensável segundo os adeptos da geração espontânea para surgimento da vida em matéria inanimada). Após alguns meses permitiu o contato entre o caldo e a poeira de onde surgiram microrganismos, possibilitando assim o fim da teoria da abiogênese.


8. (UNIFESP)A sonda Phoenix, lançada pela NASA, explorou em 2008 o solo do planeta Marte, onde se detectou a presença de água, magnésio, sódio, potássio e cloretos. Ainda não foi detectada a presença de fósforo naquele planeta. Caso esse elemento químico não esteja presente, a vida, tal como a conhecemos na Terra, só seria possível se em Marte surgissem formas diferentes de:

a) DNA e proteínas.


b) Ácidos graxos e trifosfato de adenosina.


c) Trifosfato de adenosina e DNA.


d) RNA e açúcares.


e) Ácidos graxos e DNA.


9. (PUC-RIO) O gráfico mostra a sequência cronológica de alguns acontecimentos no planeta.






CESAR e SEZAR. Biologia. São Paulo: Saraiva, 2002, v.1.

Considerando os dados presentes nessa figura e conhecimentos científicos sobre a origem da vida e a evolução das espécies, podemos afirmar que:

a) O oxigênio teve papel fundamental no aparecimento das primeiras células.


b) Não existe relação entre o aparecimento do oxigênio molecular e o aparecimento dos primeiros eucariontes.


c) Havia oxigênio molecular em grande quantidade na época do surgimento das primeiras células.


d) O aumento da concentração de oxigênio molecular na atmosfera foi consequência do aparecimento de fotossintetizantes.


e) O oxigênio molecular foi tóxico para os organismos pluricelulares.


10. (UESPI) “Ponha-se uma porção de linho velho num vaso que contenha alguns grãos de trigo ou um pedaço de queijo durante cerca de três semanas, e, ao cabo desse período, os ratos adultos, tanto machos como fêmeas, surgirão no vaso”.


Sobre as ideias para explicar a origem da vida, o princípio expresso no trecho destacado ilustra a teoria da:


a) Geração Espontânea.


b) Clonagem.


c) Seleção Natural.


d) Biogênese.


e) Quimiossíntese.


11. (UNICENTRO) A vida na Terra surgiu em torno de 4 bilhões de anos, em local mais inóspito que Marte atualmente: uma poça d’água em um oceano primitivo cercado por muito pouco oxigênio e rico em gases tóxicos. Nos 2 bilhões de anos que se seguiram, nosso planeta foi habitado apenas por bactérias. Porém, um fato extraordinário ocorreu nesse período: algumas delas passaram a explorar o hidrogênio – um recurso abundante por aqui – e a combiná-lo com oxigênio para obter a energia de uma forma muito mais eficiente que a usada pelos outros seres da época. Estavam inventadas a fotossíntese e a respiração celular! (BORGES, 2006)


Considerando-se a participação do hidrogênio na constituição da matéria orgânica, é correto afirmar:

a) Os ácidos graxos saturados são cadeias carbonadas com baixo teor de hidrogênio.


b) As duas cadeias polinucleotídicas na organização do DNA se mantêm unidas por ligações peptídicas.


c) O esqueleto das macromoléculas é constituído predominantemente por carbono e hidrogênio.


d) Os monômeros dos aminoácidos são constituídos exclusivamente por carbono, hidrogênio e oxigênio.


e) As moléculas de água resultam da associação de átomos de oxigênio e hidrogênio por meio de pontes de hidrogênio.


12. (ENADE) A observação das formas atuais de vida demonstra que até mesmo o mais simples dos seres vivos com organização celular é um sistema complexo, no qual se destacam duas classes de moléculas: as proteínas e os ácidos nucleicos. É possível imaginar que, nos oceanos primitivos, existiam sistemas organizados de reações enzimáticas, do tipo coacervatos. Mas como esses sistemas se perpetuariam e evoluiriam sem um código genético? Os ácidos nucleicos também poderiam ter surgido nas condições da Terra primitiva. Mas como formariam um sistema complexo e organizado sem interagir com o aparato proteico/enzimático? A total interdependência entre essas moléculas essenciais remete a uma das principais questões ligadas à origem da vida, que poderia ser comparada ao dilema do ovo e da galinha.
ANDRADE, L. A. e SILVA, E. P. O que é vida? In: Ciência Hoje, v. 32, n.º 191, 2003, p. 16-23 (com adaptações).

Considerando que as hipóteses acerca da origem da vida na Terra mencionadas no texto acima não são as únicas, responda: o que surgiu primeiro, os ácidos nucleicos ou as proteínas?


a) O DNA pode ter sido o precursor dos demais compostos, pois estoca e replica informação genética, é dotado de atividade catalítica e é facilmente degradado por hidrólise, o que facilita a reutilização de seus monômeros e, portanto, a colonização da Terra com polímeros primordiais de DNA.


b) Existe a possibilidade de o RNA ter sido o precursor das demais moléculas, visto que certas sequências de RNA, chamadas ribozimas, são capazes de acelerar reações químicas.


c) A favor da hipótese de que as proteínas desempenharam papel central na origem da vida, incluem-se estudos como o que mostrou a possibilidade de que aminoácidos tivessem se originado, sem a intervenção de seres vivos, a partir de uma atmosfera constituída de gases como metano, nitrogênio e oxigênio e de vapor d’água.


d) Admitindo-se a possibilidade de a Terra primitiva conter nucleotídeos livres, o calor poderia ter sido a fonte de energia disponível para a formação de ligações covalentes entre eles, com a consequente formação de proteinoides, que, por sua vez, deram origem a microsferas, estruturas que poderiam ser precursoras das células primitivas.


e) O estudo de aminoácidos que contêm grupos tiol (tioésteres) fornece argumentos a favor da precedência de proteínas na origem da vida, entre os quais se incluem a abundância de sulfeto de hidrogênio (H2S) no ambiente primitivo e a alta concentração de oxigênio na atmosfera primitiva, que favoreceria a respiração aeróbica.

13. (UFPR) A ilustração abaixo descreve o aparelho desenvolvido por Stanley Miller e Harold Urey, em um dos experimentos mais significativos na busca científica pela explicação da origem da vida na Terra.







Sobre o experimento, considere as seguintes afirmativas:


1. É um experimento que invalida a Teoria Criacionista.


2. Os compostos químicos obtidos do experimento são vitaminas e sais minerais, o que comprova que essas foram as moléculas precursoras da vida.


3. Metano, amoníaco, hidrogênio e vapor d’água foram utilizados em um dos experimentos para simular as condições atmosféricas do planeta Terra cerca de 3,5 bilhões de anos atrás.

As faíscas elétricas simulam os raios solares, catalisando as reações entre as substâncias químicas utilizadas no experimento.


Assinale a alternativa correta.


a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.


b) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.


c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.


d) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.


e) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.



14-  (CEFET-S.P.) Joseph Priestley (1733–1804) no ano de 1772, em um artigo escrito, diz “fiquei muito feliz em encontrar acidentalmente um método de restaurar o ar que foi injuriado pela queima de velas e descobrir pelo menos um dos restauradores que a natureza emprega para essa finalidade: a vegetação”. A vegetação atua como restaurador do ar porque:


a) Absorve o gás carbônico e o oxigênio da atmosfera para a realização da fotossíntese, na presença de energia luminosa.


b) Absorve o nitrogênio atmosférico e libera oxigênio, tornando o ar apropriado para a respiração animal.


c) Para realizar a fotossíntese, utiliza o gás carbônico e água, na presença de energia luminosa.


d) Para realizar a respiração, utiliza o oxigênio e a água, na ausência de energia luminosa.


e) Para a formação dos compostos inorgânicos, utiliza o gás carbônico atmosférico.


15. (UFPI) Sobre a origem da vida, uma das maiores dúvidas refere-se à produção de alimento utilizado pelos primeiros seres vivos. Duas hipóteses tentam explica como eles conseguiam obter e degradar o alimento para sua sobrevivência. Sobre essas hipóteses, é correto afirmar:


a) Um processo importante para a hipótese autotrófica foi o aparecimento da fotossíntese, realizado por algas e plantas, que sintetizam seu próprio alimento a partir de O2 e H2O.


b) A via metabólica mais simples para degradar alimento sem O2 é a fermentação.


c) Por meio da respiração, o alimento é degradado em O2 e H2O.


d) São autotróficos alguns tipos de bactérias, algumas algas e todas as plantas atuais.


e) São heterótrofos alguns fungos, todas as bactérias, os protozoários e os animais.


16. (CEFET-MG) Analisando o esquema e os fundamentos sobre a origem da vida, afirma-se:









I. O fluxograma representado está em conformidade com a teoria de Oparin-Haldane.


II. Os organismos primitivos – microrganismos – foram precedidos, em nosso planeta, por uma longa evolução dos compostos químicos.


III. Os organismos mais complexos portam em seu DNA muitas informações de outros que lhes antecederam na Terra.


IV. As moléculas de proteínas e de ácidos nucleicos dos organismos atuais são, estruturalmente, distintas daquelas presentes nos primitivos.


Estão corretas apenas as afirmativas:


a) II, III e IV.


b) I, II e III.


c) II e IV.


d) I e IV.


e) I e III.





17. (UNICENTRO) A vida na Terra surgiu em torno de 4 bilhões de anos, em local mais inóspito que Marte atualmente: uma poça d’água em um oceano primitivo cercado por muito pouco oxigênio e rico em gases tóxicos. Nos 2 bilhões de anos que se seguiram, nosso planeta foi habitado apenas por bactérias. Porém, um fato extraordinário ocorreu nesse período: algumas delas passaram a explorar o hidrogênio – um recurso abundante por aqui – e a combiná-lo com oxigênio para obter a energia de uma forma muito mais eficiente que a usada pelos outros seres da época. Estavam inventadas a fotossíntese e a respiração celular! (BORGES, 2006)


A “invenção” da fotossíntese e da respiração celular são repercussões de interações de fatores ambientais sobre o que se pode considerar:


a) As cianobactérias, realizando a fotossíntese aeróbica, foram pioneiras na utilização da energia solar na síntese orgânica primária.


b) A fotossíntese aeróbica propiciou o aparecimento dos seres que obtêm energia pela fermentação.


c) O aparecimento de uma atmosfera oxidante foi decisiva para a evolução e a diversificação da biosfera.


d) A fotossíntese aeróbica garantiu a oxigenação da atmosfera pela fixação e decomposição do CO2, com liberação do oxigênio.


e) A utilização do oxigênio se configura no processo da respiração aeróbica, funcionando como aceptor intermediário de elétrons.


18.(UNIPAC) Qual alternativa melhor se refere às ideias de Pasteur?

a) Em 1808, propôs a lei do uso e desuso dos órgãos, onde um órgão pouco usado tende a atrofiar-se e não aparecer nas gerações seguintes.

b) Propôs um processo de seleção natural entre as espécies, onde o mais adaptado tem a maior probabilidade de sobreviver.

c) Concluiu que cada caráter hereditário é divido a um par de fatores que se segregam durante a formação dos gametas, indo um fator para cada gameta.

d) Por volta de 1860, comprovou a falsidade sobre as teorias da geração espontânea da vida.



19. Miller e Urey demonstraram ser possível obterem-se aminoácidos a partir de amônia, hidrogênio e vapor de água expostos a descargas elétricas. Fazendo-seamônia = A e aminoácidos = B, qual dos gráficos abaixo representa melhor a variação na concentração de ambos, em função do tempo?





20. (PUC-MG) Uma das hipóteses da origem da vida admite que a forma mais primitiva de vida se desenvolveu lentamente, a partir de substâncias inanimadas em ambiente complexo, originando um ser extremamente simples, incapaz de fabricar seu alimento. Essa hipótese é conhecida como:


a) Autotrófica.


b) Heterotrófica.


c) Geração espontânea.


d) Epigênese.


e) Pangênese.


21. (UNICENTRO) Dois momentos importantes para a compreensão da origem da vida foram o experimento de Miller e Urey, em 1953, que produziu compostos orgânicos simples, dentre eles aminoácidos, a partir de uma mistura de CH4, NH3, H2O e H2submetida a descargas elétricas, e o achado de Cech, em 1982, de que o RNA pode ter atividade enzimática. A partir dos dados desses estudos, pode-se afirmar:


a) Os dados de Miller e Urey comprovam a composição e a natureza redutora da atmosfera primitiva.


b) O achado de Cech confirmou que os ácidos nucléicos só são sintetizados por enzimas proteicas.


c) O experimento de Miller e Urey demonstrou que a atividade catalítica é exclusiva de compostos orgânicos.


d) O achado de Cech reforça a hipótese da primazia dos ácidos nucleicos na constituição do sistema vivo.


e) Os dois experimentos se complementam e confirmam que as proteínas foram as moléculas orgânicas primordiais.


22. (UFPR) Considerando as teorias mais aceitas atualmente para a origem da vida e o início da história dos seres vivos, considere as seguintes afirmativas:


1. A simbiose teve papel relevante na origem dos eucariontes.


2. A diversidade de funções desempenhadas pelo RNA leva a crer que este tenha sido precursor do DNA.


3. Organismos multicelulares, como as plantas, foram responsáveis pelo início do grande aumento da concentração de oxigênio na atmosfera terrestre.


4. A existência do oxigênio na atmosfera terrestre foi imprescindível para o surgimento da vida.


Assinale a alternativa correta.


a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.


b) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.


c) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.


d) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.


e) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.




23. (UFPB) Alguns estudantes discutiam, no intervalo das aulas, sobre a origem da vida, conforme o relato a seguir.


– O estudante A argumentou que os primeiros organismos da Terra deveriam obter energia através de fermentação, um processo simples de obtenção de energia.


– O estudante B, discordando do estudante A, argumentou que os primeiros organismos do planeta deveriam obter energia através de quimiossíntese.


– O estudante C concordou com o estudante Ae afirmou que um processo similar é utilizado por alguns fungos atuais.


– O estudante D argumentou que, independente do fato de que os primeiros seres vivos tenham obtido energia através de fermentação ou quimiossíntese, eles ou seus precursores seriam provenientes de fora do planeta Terra, de outros pontos do cosmos.


– O estudante E concordou com o estudante D e acrescentou que seres fotossintetizantes apareceram mais recentemente na Terra e que seu aparecimento teria acrescentado à atmosfera terrestre uma quantidade considerável de gás oxigênio, provavelmente em baixa concentração na atmosfera primitiva.


De acordo com a discussão relatada, considere as seguintes proposições.


I. Os estudantes A e C defendem a hipótese heterotrófica, e o estudante B defende a hipótese autotrófica.


II. Os estudantes D e E defendem a hipótese denominada panspermia.


III. A afirmação do estudante E sobre o acúmulo de O2na atmosfera da Terra está equivocada, uma vez que os cientistas são unânimes em afirmar que a concentração desse gás sempre esteve em torno dos 20% da atmosfera do planeta.


Está(ão) correta(s):


a) Todas.


b) Nenhuma.


c) Apenas II.


d) Apenas III.


e) Apenas I e II.


24. (UFLA) A descoberta dos microrganismos por Leeuwenhoek trouxe de volta a teoria da geração espontânea. Na tentativa de refutar essa teoria, o italiano Lazzaro Spallanzani preparou infusões muito bem fervidas e cuidadosamente fechadas, as quais ficaram livres de micróbios durante muitos dias. Além dos objetivos iniciais, as experiências de Spallanzani foram muito importantes porque:


a) Refutaram definitivamente a teoria da geração espontânea.


b) Contribuíram para a invenção da indústria de enlatados por François Appert.


c) Confirmaram os resultados obtidos por John Needham.


d) Comprovaram que a fervura destruía a força vital existente no caldo.


e) Comprovaram que, sem oxigênio, não há possibilidade de vida.


25. (UEA) Aquecendo uma mistura seca de aminoácidos, Sydney Fox obteve polipeptídeos. Submetidos à ação de enzimas digestivas específicas, originadas de organismos atuais, os polipeptídeos de Fox foram hidrolizados, confirmando suas características proteicas. Os polipeptídeos de Fox diferem das proteínas produzidas pelos sistemas celulares porque:

a) Não apresentam ligações peptídicas entre os aminoácidos.

b) Têm sempre a mesma sequência de aminoácidos.

c) Não apresentam estrutura primária.

d) São traduzidas por ribossomos livres.

e) Têm uma sequência aleatória de aminoácidos.