sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Texto 48- Biociclo Marinho

A biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas do planeta. Para facilitar seu estudo, costumamos dividi-la em BIOCICLOS, que são: MARINHO ou TALASSOCICLO (conjunto de ecossistemas de água salgada); DULCÍCOLA ou LIMNOCICLO (conjunto de ecossistemas de água doce) e TERRESTRE ou EPINOCICLO (conjunto de ecossistemas de terra firme).

TALASSOCICLO 
Cobrindo cerca de 71% do globo terrestre, os oceanos e os mares formam o maior biociclo. Na água as condições climáticas estão menos sujeitas a mudanças. Por exemplo, a variação de temperatura é bem menor que no meio terrestre por causa da circulação da água. Por isso, há um número menor de habitats e de nichos ecológicos, o que torna sua diversidade de espécies inferior à do epinociclo.

Os oceanos podem ser divididos de acordo com a PROFUNDIDADE em: ZONA LITORÂNEA (corresponde à região entre a maré alta e a baixa); ZONA NERÍTICA (corresponde à região do mar com até cerca de 200m de profundidade sobre a plataforma continental); ZONA BATIAL (situa-se, em média, entre 200m e 2000m de profundidade); ZONA ABISSAL (encontra-se a mais de 2000m de profundidade).



A variação da luz em função da profundidade influencia a distribuição dos seres vivos no biociclo marinho. As regiões mais produtivas dos mares (onde se desenvolve a maior variedade de seres vivos) situam-se próximo às regiões costeiras, que recebem luz e sais minerais, importantes para a fotossíntese. A vida aquática é particularmente rica nos estuários, regiões da costa onde os rios se encontram com o mar.

A COMUNIDADE MARINHA
De acordo com sua capacidade de deslocamento, os organismos aquáticos podem ser divididos em: Plâncton , nécton, bentos.

- PLÂNCTON – formado pelo conjunto de seres que se deslocam passivamente na água, arrastados pelas ondas e correntes marinhas: algas microscópicas, protozoários, pequenos crustáceos, larvas de crustáceos, larvas de vários animais e medusas. Embora muitos desse seres possuam movimentos próprios, são fracos demais para vencer a focar da correnteza e das ondas. As algas formam o FITOPLÂNCTON e os animais microscópicos formam o ZOOPLÂNCTON.

- NÉCTON – inclui os seres com movimentos ativos, capazes de nadar e vencer as correntes, como os peixes e os mamíferos aquáticos.

- BENTOS – formados pelos seres que vivem no leito do mar. Alguns são fixos, como as algas macroscópicas, as esponjas, as ostras, as cracas e as anêmonas; outros se movem pelo fundo, como as estrelas-do-mar, os caranguejos, os siris e os caramujos.

46 - Biodiversidade - Distribuição da vida na biosfera
46-a-Tundra
46-b-Taiga
46-c-Florestas Temperadas
46-d-Florestas Tropicais
46-e-Campos
46-f-Desertos
47- Ameaças à biodiversidade
48- Biociclo Marinho