sábado, 20 de fevereiro de 2016

Texto 49-c- Caatinga

A caatinga ocupa aproximadamente 1 milhão de quilômetros quadrados (cerca de 10% do território brasileiro) e estende-se pelos estados do Nordeste (Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia) e pelo norte de Mingas Gerais.

Trata-se de uma zona quente e seca, de clima semi-árido, com baixo índice pluviométrico e estações de seca prolongada. Na época das chuvas, a vegetação é verde.  No período das secas, a caatinga não tem folhas e seu aspecto é esbranquiçado; daí o seu nome, que em tupi significa “mata branca”.
A vegetação está adaptada ao clima seco (plantas xerófilas). E comum a família das cactáceas, que incluem pequenas plantas, como o quipá.

Existem também plantas grandes e arborescentes, como o mandacaru, o facheiro, a coroa-de-frade e o xiquexique. Destacam-me também a maniçoba, o marmeleiro, o umbuzeiro, a barriguda e os ipês. A oiticica e o juazeiro caracterizam-se por não perderem suas duras folhas na época das secas. A barúna, o pau-ferr, o sabiá e a aroeira são exemplos da boa madeira desse ecossistema.

Não há grande variedade de espécies animais. Estão presentes alguns mamíferos, como o sagüi-do-nordeste, o macaco-prego, o tatupedba, o mocó(pequeno roedor) , o gambé, o preá, o caititu, o veado-catingueiro e a cutia. Entre as aves, estão o carcará, a gralha-canção, a ema, a seriema e a pomba-avoante. Há também répteis – como o calango, a jibóia e a cascavel – e anfíbios – como o sapo-cururu.

Como todos os ecossistemas brasileiros, a caatinga também está ameaçada; restam 50% da vegetação original. Nela, o desmatamento leva rapidamente à desertificação. A construção de canais e açudes é importante porque permite regar pastos e plantações. A irrigação do solo ajudaria a aumentar a produção de milho, feijão, mandioca e algodão.

46 - Biodiversidade - Distribuição da vida na biosfera
46-a-Tundra
46-b-Taiga
46-c-Florestas Temperadas
46-d-Florestas Tropicais
46-e-Campos
46-f-Desertos
47- Ameaças à biodiversidade
48- Biociclo Marinho